pchampio@compuland.com.br
pchampioncrafts@gmail.com

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bordados e saudades....

Oi pessoal! Bom dia!
Num lindo dia de sol - apesar do friozinho- estava navegando pela net e nos meus links queridos , reenconrei um blog que eu adoro e adorava seguir: Na ponta da agulha da querida Andrea....que saudades do capricho e delicadeza de suas postagens....ela nos deixou e agora encanta outros mundos....
Olhando alguns de seus posts, achei um que sempre planejei fazer, mas até agora....nada...
Não custa dividir os sonhos não é? lá vai...

PANO ASSADO COM REDWORK

* Passe o risco desejado para o tecido de algodão.
* Prenda o tecido no bastidor e borde. A técnica do redwork vocês podem achar no post anterior.
* Faça um chá bem forte, coloque uma pitada de sal para fixar a cor, quando estiver bem escuro mergulhe o tecido bordado e deixe ferver até atingir a cor desejada.
* Retire o tecido do chá. Coloque numa forma refratária e leve ao forno quente. MEXA SEMPRE, para não queimar demais. Lembre-se: quanto mais tempo ficar no forno, mais escuro e manchado ficara o tecido. Tire do forno ainda úmido.
* Depois de “assado”, passe com o ferro quente e termine seu trabalho como sua imaginação mandar.
Abaixo um exemplo desta técnica.



DICA: Uma amiga que faz bonecas country disse que "assar" o pano antes de fazer o corpo das bonecas dá um efeito muito interessante.

PANO ASSADO COM GIZ DE CERA
* Passe o risco desejado para o algodão cru.
* Pinte todo o desenho com giz de cera (tem pessoas que usam o lápis de cor). Faça os contornos do desenho com lápis de cor.
* Coloque uma folha de papel de seda sobre o desenho e passe o ferro quente.
* Retire a folha de papel que já terá absorvido todo o excesso de giz de cera.
* Faça um chá bem forte com dois saquinhos de chá preto, coloque uma pitada de sal (para fixar a cor). Quando estiver bem escuro , mergulhe o tecido pintado (ou não) dentro dele e deixe ferver até atingir a cor desejada .
* Retire o tecido do chá e coloque numa forma refratária. Leve a forma ao forno quente. Mas lembre-se de MEXER SEMPRE para não queimar demais. O tempo de “assar” o tecido depende do forno e do gosto pessoal. Quanto mais tempo ficar no forno , mais escuro ele fica. No final ele terá uma aparência amarelada e manchada.
Não é preciso deixar secar totalmente, o tecido pode ser retirado ainda úmido.
* Depois de “assado”, passe o ferro até terminar de secar.
* Por fim termine seu trabalho como sua imaginação mandar. Faça costuras, pregue fuxicos ou botões, contorne com caneta permanente para tecido.

DICA: Me disseram que além do chá preto você pode usar outros tipos de chá : Chá verde ( deixa o tecido esverdeado), chá de frutas vermelhas (deixa o tecido meio rosado).
Olhem que lindos estes trabalhos....




REDWORK E GIZ DE CERA
Aqui um exemplo de trabalho feito com a técnica redwork( só que usando linhas de cores variadas) e giz de cera. Lindo não?...



Lindo e espero um dia tentar fazer, pelo menos!!  Como eu comentei, nunca fiz e não sei se é fácil, mas como a Andrea postou, eu acredito que seja uma super dica!
Volto logo.
bjkas

Nenhum comentário:

Postar um comentário