Férias, dias de chuva, dias de sol....e o que fazer com as crianças?
Vamos para a cozinha!!
- Trabalhar de forma multidisciplinar diversos conteúdos escolares
- Elevar a auto-estima do aluno (sentir-se útil ao preparar uma receita)
- Trabalhar em equipe (aprender e respeitar as regras de convívio)
- Aprender bons modos à mesa (mas nada substitui a família)
- Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os familiares
- Aprender a experimentar
-Hábitos de Higiene
- Ensinar e seguir algumas normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos:
- Lavar sempre as mãos com água e sabão
- Se tiver cabelos compridos, prenda-os (touca)
- Utilizar avental
Leitura/ Linguagem
- Leitura e interpretação das receitas
- Melhorar a capacidade da criança em ler
- Melhorar vocabulário
- Dependendo da turma, trabalhar com singular e plural, aumentativo e diminutivo, verbos, substantivos, adjetivos (regras gramaticais), etc.
Matemática
- Trabalhar conceitos matemáticos: adição, subtração, multiplicação e divisão
- Fração (pizza)
- Medidas (de massa, volume, capacidade, temperatura)
- Sequenciar (o que vem em 1o., 2o, 3o., etc.)
- Resolução de problemas
- Valor monetário
Ciências
- Origem dos alimentos (animal, vegetal e mineral)
- Estados físicos: gasoso, líquido e sólido
- Alterações dos alimentos durante o cozimento (ovo, legumes, etc.)
- Desenvolver os 5 sentidos: paladar, tato, audição, visão e olfato
- Observar processos de fermentação, fervura, etc.
- Trabalhar resíduos recicláveis e orgânicos
- Componentes dos alimentos industrializados (conservantes, acidulantes, corantes, etc.)
- Data de fabricação, validade.
História
- Origem da receita: associar o período em que a receita foi criada com fatos históricos da época.
- Como era a vida das pessoas que viviam naquele local (práticas, costumes, etc.)
- Estudos sobre imigração a partir de uma receita de origem estrangeira
- Diferenças nos hábitos alimentares entre culturas (países e estados)
Geografia
- Receitas típicas regionais (utilizar mapas e mostrar onde se localiza da cada país, estados, etc.)
- Geografia da região (tipo de solo, vegetação, hidrografia)
Coordenação Motora
- Proporcionar atividades como misturar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolvem a coordenação motora.
Outros pontos a serem trabalhados
- Alimentação saudável
- Fast food X Confort food
- Poder nutritivo dos alimentos (vitaminas, caboidratos, gorduras, etc,)
- Saúde (obesidade, anemia, anorexia)
Agora, as receitas....
BANANA SPLIT
Ingredientes:
2 bananas
6 bolas de sorvete, do seu sabor preferido
1 xícara (chá) de creme de leite
4 cerejas em calda
2 colheres (sopa) de castanha de caju picadinha
Calda de chocolate à gosto
Modo de fazer:
Coloque o creme de leite num recipiente e bata até o ponto de chantilly.
Descasque as bananas e corte ao meio, no sentido do comprimento.
Coloque duas metades de banana em cada recipiente e distribua 3 bolas de sorvete sobre cada porção.
Acrescente a calda de chocolate e a castanha de caju.
BEIJINHO DOCE
Ingredientes:
Leite em pó, leite de coco e açúcar refinado.
Modo de fazer:
Coloque o leite em pó e o açúcar em uma vasilha. Em seguida acrescente o leite de coco. Misture até dar o ponto. Enrole.
MINI PIZZA DE PÃO DE FORMA
Ingredientes:
Pão de forma
Mussarela
Presunto
Tomate
Orégano
Ketchup, mostarda e maionese, se você gostar.
Modo de fazer:
Tire as bordas do pão de forma.
Passe a mussarela e o presunto no ralador.
Corte o tomate em rodelas finas.
Passe ketchup nos pães, coloque a mussarela, o presunto, e salpique um pouco de orégano. Com a ajuda de um adulto coloque no forno até derreter o queijo. Agora coloque as fatias de tomate. Tempere com os molhos que você gostar e bom apetite!
Outras receitas que não precise usar fogo ou fogão, e sempre com supervisão de um adulto podem entrar nessa brincadeira.....bolos, docinhos, sopas, sucos, vitaminas.....delícia!!
Volto logo.
bjkas
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